SEÇÃO 1 – INFORMAÇÕES GERAIS
O Portal Método Principal está empenhado em salvaguardar a sua privacidade ao utilizar nossos serviços. Respeitamos sua privacidade e estamos comprometidos em tomar todas as medidas para preservá-la, desta forma criamos essa Política de Privacidade para dar visibilidade de todo o ciclo de vida do seu dado pessoal (coleta, uso, armazenamento, tratamento, proteção e exclusão) vinculado a nossos serviços.
Deixamos à disposição também um meio de nos comunicarmos para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir. Basta nos enviar uma mensagem pela página de Contato do portal.
Este documento refere-se a Lei geral de proteção de dados e tem a finalidade de deixar o mais claro possível a nossa política de coleta e compartilhamento de dados, informando sobre os dados coletados e como os utilizamos.
Ao utilizar nosso portal, você declara o seu EXPRESSO CONSENTIMENTO para podermos armazenar informações sobre você quando julgamos adequado a prestação de nossos serviços, tais como:
- Informações que você fornece. Podemos coletar dados fornecidos por você no cadastro, tais como nome e sobrenome, endereço para correspondência, endereço de e-mail, informações de pagamento, endereço IP, outras informações de contato online bem como número de telefone e demais informações requeridas no cadastro ou vinculados às mídias utilizadas em login de acesso.
- Conteúdos de seu interesse. Podemos coletar o conteúdo das áreas de seu interesse quando você usa nossos Serviços, como quando realiza uma pesquisa, acessa ou cria conteúdos, cadastra uma conta, cria ou compartilha comentários ou conteúdos, etc.
- Comunicação. Podemos registrar e gravar todos os dados fornecidos em toda comunicação realizada com nossa equipe, seja por correio eletrônico, telefone, mensagens ou qualquer outro meio.
- Endereço Eletrônico (e-mail). Ao fazer login em nossos sites/plataformas ou solicitar algum serviço ou produto nosso, coletaremos o seu e-mail para fins cadastrais, pelo qual ocorrerão as comunicações de atualizações de nossos produtos e serviços, nossa portal, promoções e gerenciamento da sua conta.
- Cookies. Registramos dados de sua visita a nossa plataforma/site através de cookies e outras tecnologias de rastreamento incluindo seu endereço IP e nome de domínio, a versão de seu navegador e do seu sistema operacional, dados de tráfego online, dados de localização, logs da web e outros dados de navegação.
SEÇÃO 2 – FINALIDADE: UTILIZAÇÃO DESTAS INFORMAÇÕES
Ao utilizar nossos sites e plataformas você AUTORIZA EXPRESSAMENTE o uso destas informações para as seguintes FINALIDADES:
- Fornecer, melhorar e desenvolver os Serviços disponíveis. Usamos cookies e tecnologias semelhantes para fornecer e apoiar nossos serviços, através da personalização do conteúdo compartilhado, para garantir que o conteúdo do site/plataforma seja relevante;
- Construção de conteúdo. Todo conteúdo compartilhado ou divulgado, seja através de comentários, dicas ou sugestões de melhorias compõem o banco de dados da plataforma viabilizando a melhoria e conhecimento do produto pelos demais usuários;
- Estratégia de marketing e comunicação;
- Avaliação/Qualificação dos nossos produtos e serviços. Personalizando e avaliando os nossos serviços, além do conteúdo e do layout do nosso site conseguimos trazer produtos e serviços de melhor qualidade;
- Segurança da informação;
- Anúncios. Apresentar anúncios personalizados para o usuário com base nos dados fornecidos;
- Comercial. Os dados são usados para personalizar o conteúdo oferecido e gerar subsídio à plataforma para a melhora da qualidade no funcionamento dos serviços;
- Previsão do perfil do usuário. Tratamento automatizados de dados pessoais para avaliar o uso na plataforma;
- Dados de cadastro. Permitindo o acesso do usuário a determinados conteúdos da plataforma/site, exclusivo para usuários cadastrados;
- Reorganização ou mudanças operacionais e gerenciais do portal. Os dados coletados serão utilizados na avaliação de eventuais negociações para com terceiros; para eventual reorganização interna, com a transferência de dados a terceiros (ou seus assessores) como parte de um processo de due diligence com a finalidade de analisar uma proposta de venda ou reorganização;
- Monitoramento de uso. Utilizamos seus dados para monitorar atividades e transações com a finalidade de garantir a qualidade do serviço, o atendimento à leis aplicáveis, o cumprimento de procedimentos e para combater a fraude;
- Obrigações legais. Compartilhamos seus dados com terceiros para cumprir exigências legais, regulatórias e fiscais, envolvendo a divulgação de seus dados pessoais a terceiros, a um tribunal, reguladores ou agências governamentais.
Ressaltamos que o Portal Método Principal repudia o uso de dados pessoais para fins discriminatórios/abusivos e para obtenção de vantagem econômica e desta forma coloca seu posicionamento a seus terceiros.
O tratamento de dados pessoais para finalidades não previstas nesta Política de Privacidade somente ocorrerá mediante comunicação prévia ao usuário, de modo que os direitos e obrigações aqui previstos permanecem aplicáveis.
SEÇÃO 3 – FORMAS DE RECOLHIMENTO DOS DADOS PESSOAIS DO USUÁRIO E VISITANTE
Os dados pessoais do usuário e visitante são recolhidos da seguinte forma:
- Quando o usuário cria uma conta/perfil ou cadastro em nosso portal/site: esses dados são os dados de identificação básicos, como e-mail, nome completo, telefone, etc. A partir deles, podemos identificar o usuário e o visitante, além de garantir uma maior segurança e bem-estar às suas necessidades.
- Quando um usuário e visitante acessa páginas do site: as informações sobre interação e acesso são coletadas pela empresa para garantir uma melhor experiência ao usuário e visitante. Estes dados podem tratar sobre as palavras-chaves utilizadas em uma busca, o compartilhamento de um documento específico, comentários, visualizações de páginas, perfis, a URL de onde o usuário e visitante provêm, o navegador que utilizam e seus IPs de acesso, dentre outras que poderão ser armazenadas e retidas.
SEÇÃO 4 – COMPARTILHAMENTO DE DADOS
O portal Método Principal poderá divulgar seus dados pessoais com terceiros mediante autorização específica do titular ou em conformidade com ordem judicial.
Os dados cadastrais poderão ser compartilhados com prestadores de serviço terceiros com a intenção de permitir o desenvolvimento de suas respectivas atividades e garantir a melhoria dos serviços e operações. Sempre mediante contrato com cláusulas que garantam a proteção e a confidencialidade no processamento dos dados.
Compartilhamos os seus dados com empresas parceiras que atuam na mesma linha de fornecimento dos serviços contratados e marketing, para fins de viabilizar pagamentos e o processamento de dados, bem como para tornar o produto mais relevante e eficiente à sua finalidade.
SEÇÃO 5 – ONDE ARMAZENAMOS E PROCESSAMOS SEUS DADOS
Os dados coletados podem ser armazenados e processados no Brasil e em qualquer outro país escolhido para operar eficientemente, melhorar o desempenho e proteger os dados no caso de uma falha ou outro problema.
SEÇÃO 6 – RESPONSABILIDADES DO CONTROLADOR E MEDIDAS DE SEGURANÇA
Todos os dados que você nos fornece são tratados unicamente para atingir as finalidades acima listadas. Estes dados são armazenados em servidores seguros nossos ou de fornecedores contratados, acessados e utilizados de acordo com nossas políticas e padrões de segurança. Todo o tráfego entre nossos servidores ou entre o seu computador e nossos servidores é encriptado através de protocolo seguro SSL ou semelhante.
Tomamos medidas de boas práticas e certificações existentes no mercado para garantir que os dados que coletamos sejam processados de acordo com segurança onde quer que os dados estejam localizados.
O acesso ao seu perfil é de responsabilidade exclusivamente sua, por meio de uma senha que lhe permite acessar certas partes da plataforma/curso, sendo de sua responsabilidade manter esta senha confidencial e por cumprir quaisquer outros procedimentos de segurança. Nunca solicitamos sua senha, e pedimos que você não a compartilhe com ninguém.
A segurança e confiabilidade dos dispositivos os quais você utiliza para acessar os nossos serviços, tais como computadores, celulares, tablets ou outros dispositivos, é de total responsabilidade sua. Você deve por meios próprios buscar proteger os sistemas operacionais desses dispositivos contra qualquer ameaça externa.
SEÇÃO 7 – QUANTO TEMPO VAMOS ARMAZENAR SUAS INFORMAÇÕES
Nós manteremos as informações que coletamos de você até que ocorra a solicitação de exclusão definitiva por sua parte. Neste caso, nós cessaremos imediatamente a utilização dos seus dados para fins comerciais, porém armazenaremos os seus dados por até 2 (dois) anos após a solicitação, ou enquanto tenhamos obrigações legais ou judiciais a compurir com tais dados.
O portal Método Principal armazena os seus dados cadastrais por este período mínimo determinado legalmente para cumprimento de obrigação legal imposta a nós, mesmo que sua exclusão seja solicitada pelo titular do dado.
Dados armazenados com base no seu consentimento serão mantidos em nosso banco de dados e processados respeitando o propósito para o qual foram originalmente coletados pelo período estabelecido no termo de consentimento a menos que o titular revogue o consentimento se opondo ao tratamento dos dados.
Caso você venha a recadastrar-se no site/plataforma após a solicitação de exclusão de dados, nós poderemos voltar a utilizar os seus dados armazenados.
Você pode excluir sua conta a qualquer momento. Mas, lembre-se de que os comentários, informações, cópias e reprodução do conteúdo disponibilizado por você devem ser apagados por você no local publicado.
SEÇÃO 8 – DADOS DO CONTROLADOR DOS DADOS
A gestão do seus dados é feita pela Método Principal, e você pode entrar em contato com a pessoa responsável pelos seus dados através da página de contato do nosso portal.
Você também tem o direito de contatar diretamente a Autoridade de Proteção de Dados brasileira.
SEÇÃO 9 – DIREITOS DO TITULAR DOS DADOS
O titular dos dados pessoais tem direito a obter do controlador, em relação aos dados do titular por ele tratados, a qualquer momento e mediante requisição:
I – Confirmação da existência de tratamento;
II – Acesso aos dados;
III – Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
IV – Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;
V – Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
VI – Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da LGPD;
VII – Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
VIII – Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
IX – Revogação do consentimento nos termos do &5 do art. 8 da LGPD.
SEÇÃO 10 – COMO ACESSAR E CONTROLAR SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS
Você pode cancelar ou descadastrar-se de forma total ou parcial da plataforma com o pedido expresso de exclusão total de seus dados, por meio da página de contato do portal.
Você pode igualmente solicitar informações, alterações, esclarecimentos ou exclusão de seus dados por meio da página de contato do portal. Vamos exercer imediatamente as solicitações, nos termos da lei de proteção de dados aplicável.
SEÇÃO 11 – CONSENTIMENTO
Ao utilizar os produtos/serviços e fornecer as informações pessoais nao nosso portal/site, o usuário está consentindo com o presente termo.
O usuário, ao cadastrar-se, manifesta conhecer e pode exercitar seus direitos de cancelar seu cadastro, acessar e atualizar seus dados pessoais e garante a veracidade das informações por ele disponibilizadas.
O usuário tem direito de retirar o seu consentimento a qualquer tempo, para tanto deve entrar em contato através da página de contato do portal.
SEÇÃO 12 – ALTERAÇÕES PARA ESSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Reservamos o direito de modificar este documento a qualquer momento, então, é recomendável que o usuário e visitante revise-o com frequência.
As alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no nosso portal/site. Quando realizadas alterações os usuários serão notificados. Ao utilizar o serviço ou fornecer informações pessoais após eventuais modificações, o usuário e visitante demonstra sua concordância com as novas normas.
SEÇÃO 13 – JURISDIÇÃO PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Para a solução de controvérsias decorrentes do presente instrumento será aplicado integralmente o Direito brasileiro.
Os eventuais litígios deverão ser apresentados no foro da comarca em que se encontra a sede da empresa.
SEÇÃO 14 – COMO ENTRAR EM CONTATO CONOSCO
Entre em contato por meio da nossa página de contato do portal.
O presente documento foi elaborado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/18), o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) (e o Regulamento da UE n. 2016/6790). Ainda, o documento poderá ser atualizado em decorrência de eventual atualização normativa, razão pela qual se convida o usuário a consultar periodicamente esta seção.