Mais de 2 Milhões de Inscritos
O pagamento das inscrições para o Concurso Nacional Unificado, conhecido como o ‘Enem dos concursos’, encerrou na última sexta-feira.
De acordo com as últimas atualizações do Governo Federal, mais de 2,1 milhões de inscrições foram confirmadas.
O número inclui candidatos isentos e aqueles que tiveram o pagamento aprovado, com as compensações bancárias realizadas no final de semana. Esse número ainda deve aumentar significativamente, com a conclusão de compensações bancárias ainda pendentes.
Detalhes do Concurso Nacional Unificado
Este modelo de concurso, proposto pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, liderado por Esther Dweck, busca descentralizar a realização de concursos. De acordo com o governo federal, a ideia é realizar esse modelo de concurso a cada dois anos.
Chamado de “Enem dos concursos”, esse processo seletivo tem como objetivo distribuir os novos servidores de forma mais equitativa, contemplando todas as 26 capitais, Brasília e algumas cidades do interior, conforme a necessidade dos órgãos. Do total de servidores a serem selecionados, pelo menos 30% serão designados para trabalhar na capital federal.
Quantitativo de Inscritos e Vagas
O Concurso Nacional Unificado atraiu 2,65 milhões de inscritos durante o período de inscrições. O concurso busca preencher 6.640 vagas. Contudo, é esperado que o número final de participantes seja reduzido, uma vez que alguns candidatos não realizaram o pagamento da taxa dentro do prazo estipulado.
Os 21 órgãos participantes do “Enem dos concursos” irão escolher 5,9 mil candidatos com nível superior e 692 candidatos com nível médio, oferecendo salários que podem chegar a aproximadamente R$ 23 mil.
Data e Locais de Prova
A prova está marcada para o dia 5 de maio e será realizada em 220 cidades, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
A divulgação final dos resultados está prevista para 30 de julho e o início da convocação para posse e cursos de formação em 5 de agosto.
Aplicação das Provas
- Manhã:
No dia da prova, os candidatos de nível superior farão provas objetivas de conhecimentos gerais, seguidas por prova discursiva de conhecimento específico.
Já os candidatos de nível médio realizarão provas objetivas e redação pela manhã.
- Tarde:
Os candidatos de nível superior farão provas objetivas de conhecimentos específicos.
Já os candidatos de nível médio realizarão provas objetivas.
Resumo da Aplicação das Provas
Manhã (2h30 de prova):
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
- Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
Tarde (3h30 de prova)
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
- Nível médio: provas objetivas (40 questões).
Resumo do Cronograma
- 05 de maio: aplicação das provas;
- 30 de julho: divulgação final dos resultados;
- 05 de agosto: início da convocação para posse e cursos de formação.
Saiba mais sobre o Concurso Nacional Unificado
Fique atento a mais informações que serão divulgadas nos próximos dias. Este pode ser o passo decisivo para sua carreira no serviço público.
Para mais informações, acesse o site oficial do Concurso Nacional Unificado.
Bons estudos e boa prova!